Rafael Langoni é um compositor, arranjador, produtor e pianista brasileiro. É produtor musical da TV Globo, sendo o responsável pela trilha sonora de diversas novelas e séries de sucesso. Atuou em parcerias com artistas contemporâneos de grande importância, como Milton Nascimento, Tiago Iorc, Anavitória e Caroline Dale. É vencedor de um Grammy Latino e indicado ao prêmio Shell de melhor trilha sonora pela peça de teatro O Camareiro. Tem ampla experiência com música para jogos eletrônicos, sendo o fundador do coletivo Moonsailor.

Nascido em uma família musical no Rio de Janeiro, deu início a seus estudos de música ainda na infância, no município de Teresópolis, onde foi criado. Rafael começou com o teclado aos 5 anos de idade. Tomou gosto pela improvisação ao instrumento, desenvolveu ouvido absoluto e pouco mais tarde, passou ao estudo do piano erudito. Na adolescência, Rafael participou ativamente da cena de música popular da região de Teresópolis, tocando em diversas bandas locais. Paralelamente, começou a desenvolver um interesse por trilhas sonoras: aos 16 anos compôs sua primeira trilha para um videogame.

Rafael formou-se em composição musical pela Escola de Música da UFRJ. Durante o curso, através de um programa de cooperação entre Brasil e Estados Unidos (CAPES-FIPSE), obteve a oportunidade de cursar um semestre como bolsista na Universidade da Virgínia Ocidental (WVU). Após a conclusão da graduação na UFRJ, Rafael foi convidado a retornar à WVU para cursar o Mestrado em Composição, atuando como Graduate Teaching Assistant. Durante o mestrado, em 2012, Rafael foi convidado a representar a universidade no Seasons Music Festival em Yakima (Washington) como fellow composer.

Desde 2011, Rafael colabora com programas da TV Globo fazendo música adicional, arranjos, orquestração ou como instrumentista. A partir de 2016 tornou-se Produtor Musical da emissora, desde então assina a trilha e a produção musical de diversos programas. Para a novela Éramos Seis, parceria com Victor Pozas, parte da trilha foi gravada em Londres, no lendário estúdio Abbey Road.

Rafael atua frequentemente em parcerias com artistas da MPB, realizando arranjo ou produção musical. Rafael trabalhou com Milton Nascimento, tendo escrito arranjos para Mais Bonito Não Há (2017), Drão (2020) e Cais (2021). Rafael também fez arranjo de cordas para dois discos do duo Anavitória (Anavitória, 2016; e O Tempo é Agora, 2018); além de ter feito a produção musical do longa metragem Ana e Vitória, dirigido por Matheus Souza. O Tempo é Agora foi vencedor do Grammy Latino 2019 de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Outro destaque são as parcerias com Tiago Iorc. Entre outras, Rafael é o responsável pelo arranjo e produção musical da canção Desconstrução (2019), ganhadora do Grammy Latino 2019 de Canção em Língua Portuguesa.